11 de novembro de 2016

Slow Living

 
Esta semana tenho pensado muito na pressa que temos em viver momentos fortes, intensos.
 
Passamos o ano a sonhar com o Verão como se fosse a única altura de felicidade, como se só na praia houvesse alegria, só no calor nos sentíssemos bem. Quando o Verão acaba, passamos imediatamente para o Natal, numa espécie de compensação. Ruas enfeitadas desde Novembro, lojas decoradas com vermelho integral, prendas para comprar. A seguir, olhamos para o S. Valentim (que nos foi imposto) e para a Páscoa, mas sempre com um olho nos fatos de banho porque a praia e o calor é que interessam.
 
Não quero viver assim, recuso esta loucura. Estamos no Outono, uma das melhores estações do ano, em que as temperaturas estão amenas, a chuva não é intensa e - sobretudo - a luz é mágica. Há carrinhos de castanhas que deixam as ruas enevoadas e trazem memórias de quando éramos pequenos e ficávamos com as mãos pretas sempre que os pais davam um pacotinho de castanhas a escaldar. Voltam os chás e os scones. Os dias são mais curtos, é verdade, mas as casas podem estar preparadas com música, velas e guirlandas de luzes, com mantas e almofadas, de maneira a nos acolherem com todo o conforto. Há parques para viver, com árvores pintadas de todas as cores, e onde nos podemos perder. Há folhas estaladiças para pisar no chão e outras que são verdadeiras obras de arte que podemos trazer para casa (tantas actividades divertidas para fazer com crianças e folhas de Outono).
 
Não quero deixar o Outono fugir, saltando directamente para o Natal. Quero aproveitar cada momento, cada tarde de leitura ou de filmes no sofá. Viver com serenidade. Quero cozinhar com abóbora, com romã e com pêra. Aproveitar esta estação, que é tão boa, sem pressa.
 
O Outono não é a estação da intensidade e do fulgor. Mas se soubermos apreciar, é uma estação de beleza calma e suave que tem muito para nos dar.
 
Agora sim, bom fim-de-semana!
 
 
SHARE:

2 comentários

  1. Não sou nada fã das estações frias, mas realmente há que tentar apreciar o que de bonito ela nos traz e agradecer. Sinceramente, nem dou o devido valor. A tentar mudar isso.

    ResponderEliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.