9 de junho de 2014

Os nossos decoradores #7. SA&V – SAAARANHA&VASCONCELOS


'Deve existir sempre um fio condutor e uma linguagem comum a todos os espaços'

Hoje deixo-vos um apartamento em Barcelona decorado pela SA&V, e a entrevista a esta dupla de decoradoras absolutamente fascinante. Espero que gostem (tanto como eu)!



1. Como surgiu a SAARANHA&VASCONCELOS?
A SA&V foi fundada em 1985 com uma orientação inicial virada para o desenho de peças de decoração e lifestyle.
A oferta de soluções criativas e arrojadas da equipe liderada por Carmo Aranha e Rosário Tello trouxe ao estúdio os primeiros projetos de arquitetura e desenho de interiores, que desde cedo se tornaram a sua atividade principal.

2. Como se define o vosso estilo?
O estilo da SAARANHA&VASCONCELOS é muito eclético, mas distingue-se, sobretudo, pela conjugação entre clássico e contemporâneo e pelo contraste entre cores e materiais. A exclusividade e a criatividade de cada projecto e o serviço que prestamos aos nossos clientes são traços que caracterizam a marca SA&V.

3. Quais são as tendências actuais que consideram serem mais relevantes?
Quando os nossos clientes nos procuram, aquilo que pretendem é um projeto SA&V. As tendências que seguimos nos nossos trabalhos são aquelas que trazemos das viagens que fazemos, dos livros que lemos, daquilo com que a vida nos vai inspirando e que sentimos que vai ao encontro do que os nossos clientes desejam e esperam de nós.

4. Algum projecto de decoração é o vosso preferido? Se sim, porquê?
Ao longo destes quase 30 anos de existência, houve projetos mais desafiantes que outros, projetos que nos deram mais prazer a desenvolver, projetos com os quais nos sentimos mais realizadas no final, mas a verdade é que todos eles foram especiais e todos fazem parte da nossa história.



5. Onde se inspiram? Quais são as revistas, blogs e livros que preferem e consultam com mais frequência?
A exclusividade da marca SA&V é o resultado da inspiração das sócias, das suas viagens pelo mundo, da descoberta de culturas, espaços e artistas, enaltecendo e combinando pormenores e criando, assim, uma essência única em cada projeto. Não poderíamos eleger uma revista, blog ou livro específicos, mas sim mencionar genericamente todos os que nos inspiram pela elegância, singularidade e nível cultural que nos transmitem.

6. Onde vão para comprar um móvel?
Grande parte das peças que utilizamos nos nossos projetos são desenhadas por nós e produzidas por fornecedores com quem trabalhamos há vários anos e que sabem exatamente a qualidade e perfeição que exigimos em cada detalhe. Por outro lado, uma das nossas imagens de marca é a mistura de estilos e a convivência de peças contemporâneas com antiguidades.

7. É possível decorar uma casa para toda a família?
Claro que sim, e fazemo-lo variadíssimas vezes. Quando num mesmo espaço nos pedem para criar ambientes para pessoas com gostos, idades e preferências distintas, é aí que está o verdadeiro desafio. Deve existir sempre um fio condutor e uma linguagem comum a todos os espaços, mas cada membro da família acaba por ser um cliente dentro do mesmo projeto.
No fundo o nosso principal objetivo é sempre o mesmo: garantir o máximo conforto e proporcionar uma experiência única a quem vive numa casa SA&V.








8. Há algum aspecto que considerem fundamental na decoração? O que é que não pode faltar?
Há vários aspetos que consideramos fundamentais numa decoração SAARANHA&VASCONCELOS. E todos eles estão presentes nos nossos 12 mandamentos:

  1. Layout - Um bom layout traz a ilusão. Pode chegar até a tirar partido dos defeitos e decididamente potenciar as qualidades do espaço.
  2. Tema - Como ponto de partida faz acontecer os projetos.
  3. Cor - No jogo dos contrastes, ou simplesmente utilizada em continuidade, a cor determina o ambiente.
  4. Luz - Natural ou artificial é ela que nos traz a magia.
  5. Proporção - O exagero da dimensão, quer por defeito quer por excesso, cria o moderno. O Equilíbrio das dimensões faz o clássico. Este contraste, quando bem aplicado, pode ser o toque de mestre.
  6. Conforto - Convida à vivência dos espaços. Sem conforto tudo é estático.
  7. Repetição - Na multiplicação dos elementos consegue-se sempre o impacto.
  8. Mistura - Quer seja de estilos, de cores, de formas, de texturas ou de padrões é sempre enriquecedora.
  9. Pormenor - É o remate, é o toque final, é sem dúvida o que faz a diferença.
  10. Inovação - Com novos materiais e tecnologias os espaços projetam-se para o futuro e servem muito melhor quem os usa.
  11. Arte - Peças especiais e arte contemporânea trazem o cunho de cada espaço.
  12. Ambiente - Juntando os onze mandamentos conquista-se o 12º mandamento e, aí sim, sentimo-nos bem.


9. Podiam recomendar uma loja em Lisboa? E um restaurante? E um blog e uma revista?
Loja – Fashion Clinic. Além de ser uma das lojas em Lisboa com mais nível e categoria, é também onde se vende em exclusivo o CD EXCITING LISBON by SA&V. Uma colectânea de música de assinatura própria que lançámos como tributo à cidade de Lisboa.

  • Restaurante – Olivier Avenida
  • Blog – http://itsmondaybutitsok.blogspot.pt/
  • Revista – UP Magazine

{Fotos: Montse Garriga Grau/SA&V}

Obrigada!

Vejam mais aqui:
SHARE:

3 comentários

  1. Parabéns pela entrevista, Marta!
    Boa semana e um beijinho,
    Carla

    ResponderEliminar
  2. Uma entrevista FANTÁSTICA, como sempre...
    É muito bom "passear" por aqui!!!
    Beijinho

    Lovemagentablog

    ResponderEliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.