24 de março de 2014

Os nossos decoradores #4. Lígia Casanova




'queremos que que as pessoas se sintam o melhor possível na sua ‘casa nova’, por isso é que o nosso mote é ‘making room for hapiness’!

Num domingo à noite, já com a casa em silêncio depois do reboliço do fim-de-semana, estava a ver uma revista de decoração (como em tantas outras noites) quando me deparo com uma casa num tom quente, cheia de detalhes artísticos que eu adorei. A decoradora: Lígia Casanova. Pesquisei o seu site e toda a informação que pude e imediatamente mandei uma mensagem à Lígia a perguntar se ela aceitava responder a algumas perguntas...


1. Como começou o seu interesse pela decoração?
Cresci no meio da decoração pois os meu pais estiveram ligados a mobiliário. Sempre fugi dessa área porque tinha a mania da rebeldia e queria ser diferente, e até o consegui durante 8 anos, depois de me formar em Design Gráfico. Só que acabei por cair para este lado do Design...

2. Como se define o seu estilo?
Contemporâneo, minimalista vivido com um ar craft e lúdico.



3. Quais são as tendências actuais que considera serem mais relevantes?
Acompanho as tendências mas não sou uma ‘interior design addict'. As tendências vão variando de estação para estação, e sente-se cada vez mais uma preocupação com a qualidade dos materiais, o facto de poderem ser  orgânicos,  resistentes, laváveis...
 
Acompanhando os novos materiais, tentamos num projecto fazer uma base neutra com apontamentos de cor e texturas com quais os clientes se identifiquem.

Quando trabalhamos um projecto, queremos que que as pessoas se sintam o melhor possível na sua ‘casa nova’, por isso é que o nosso mote é making room for hapiness’!

4. Algum projecto de decoração é seu preferido? Se sim, porquê?
Gosto muito dos nossos projectos, talvez existam alguns mais especiais que outros, houve um que marcou uma viragem nos nossos projectos, a Casa Decor 2007 no Chiado em Lisboa: houve como que uma busca pela essência mantendo sempre um ar craft e lúdico.
Poderão visitá-lo no nosso site: http://www.ligiacasanova.com/portfolio/album/15




5. Onde se inspira? Quais são as revistas, blogs e livros que preferem e consultam com mais frequência?
Tenho revistas como as Elle decoração inglesa, escandinavas, japonesas, sul-africana, depois tenho algumas revistas como a Donna Hay e a Est Magazine que são revistas australianas, a Dinarmaquesa Rum, blogs escandinavos, australianos e ingleses e o segredo que está acessível a todos por custo zero, o Pinterest, espreitem o nosso para verem o que nos inspira, http://www.pinterest.com/atligiacasanova/

6. Onde vai quando quer comprar um móvel?
Desenhamos e mandamos fazer ou encomendo aos nossos parceiros que poderão ser cá ou no estrangeiro, como por exemplo a Ethnicraft que representamos em Portugal.

7. É possível decorar uma casa para toda a família?
Claro que sim! O desafio é conseguir conciliar muitas vezes o gosto do casal, muitas vezes isso envolve psicologia!

8. Há algum aspecto que considere fundamental na decoração? O que é que não pode faltar?
A qualidade dos materiais, serem resistentes e laváveis. O conforto, uma boa iluminação, atenção a factores como por exemplo esquinas vivas no caso de a casa ter crianças, ou idosos, o factor arrumação para que se sinta que tudo está bem organizado e conseguir tirar o maior partido da luz natural da casa.



9. Podia recomendar uma loja em Lisboa? E um restaurante? E um blog e uma revista?
A Paris-sete, os restaurantes A Travessa e Pedro e o Lobo, o blog O Editorial e a revista Attitude, a nossa melhor revista portuguesa de design aonde poderão ver no ultimo numero que está nas bancas um projecto nosso.


Lígia, muito obrigada, foi um enorme gosto!

Atelier Lígia Casanova
Saibam mais aqui!
SHARE:

2 comentários

  1. Adoro o estilo escandinavo da Lígia, lindo!

    Lovemagentablog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, foi exactamente isso que eu disse à Lígia: estilo nórdico mas com alma portuguesa:)

      Eliminar

© it´s monday but it´s ok. All rights reserved.